segunda-feira, julho 02, 2007

Qual será a maior maravilha do mundo? Um edifício majestoso? Uma obra que nasceu de histórias e crenças de outrora? A maior maravilha do mundo criada pelo Homem não é uma simples construção. Algo verdadeiramente maravilhoso tem que levar a humanidade no seu todo a subir mais um degrau, a conquistar mais liberdade e realização.
Não sei se a Wikipédia é a maior maravilha do mundo; assumir isso seria arrogância. Contudo, não duvido que este projecto vai marcar a História desta década, ou talvez de todo o século presente. A Wikipédia é o paradoxo da utopia realizada.
No futuro, não se associará a Wikipédia e projectos irmãos a um indivíduo, mas sim a um exército de anónimos que criam, editam, corrigem e discutem as páginas do conhecimento humano pelo prazer de saberem que estão a ajudar genuinamente o leitor que não conhecem. Mas a Wikipédia não é genial apenas por isto. Conhece a civilização mais alguma fonte de conhecimento verdadeiramente indestrutível? Não, a Wikipédia não pode ser queimada ou destruída pelos inimigos da liberdade.
É a liberdade e o próprio desenrolar dos tempos que fazem da Wikipédia uma construção eternamente inacabada. Daí a vantagem dela não se encontrar reflectida apenas num rosto ou num grupo pequeno.
A Wikipédia é a demonstração que enquanto indivíduos singulares não somos fundamentais, mas como grupo somos capazes de elaborar algo tão magnífico.

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Waldir said...

Magnífico post... inspirador!
Continua com as wikificações ;)

Abraços

4/7/07 22:51  
Blogger Gil said...

Thanks for the comment :-)

5/7/07 12:57  

Enviar um comentário

<< Home